O racha na Chapa Azul na política do Flamengo promoveu não apenas uma divisão de nomes, mas, também, de ideias. Planos arquitetados e executados para obter sucesso na última eleição fazem parte, agora, da estratégia dos dois lados. Caso da utilização de novas mídias para envelopar e vender o pacote com ideias para a gestão do clube, tentando seduzir o sócio ou torcedor rubro-negros na proximidade de um novo pleito. No mundo digital, o toma lá, dá cá da política rubro-negra também existe.
Ciente disso, o presidente Eduardo Bandeira de Mello e seus aliados lançaram nesta quinta-feira uma carta para ter força no segmento: a chegada de Antônio Tabet, publicitário e criador dos sites Kibe Loco e Porta dos Fundos, como vice-presidente de comunicação. Uma tentativa de ampliar a relação do clube em mídias sociais. Em seu canal no Facebook, o Kibe Loco chega a um milhão de seguidores. No Twitter, a marca atinge quase dois milhões. No Youtube são quase 83 mil inscritos e 37 milhões de visualizações. Números graúdos. Em sua apresentação no clube, Tabet deixou clara a necessidade de ampliar o raio de alcance.
“Não é que o que era estava ruim. Pelo contrário. Mas pode melhorar e se comunicar com a massa é a responsabilidade. A massa está em todos os lugares. Em mídias que o Flamengo nunca se atentou. Vamos chegar lá”, afirmou o novo vice-presidente de comunicação.
O estreitamento da atual gestão rubro-negra com os chamados “influenciadores digitais” virou algo rotineiro. Blogueiros mais reconhecidos, por exemplo, já tiveram encontros com o presidente do clube na sede da Gávea. Um deles recebeu convite para um cargo na área de comunicação, ampliando, também, maior relacionamento com os sócios, ponto alto da campanha de 2012 com membros da Sócios Pelo Flamengo (SóFla), um dos grandes pilares políticos de Bandeira de Mello até hoje.
Mentor de grande parte da execução da campanha de 2012, quando a Chapa Azul venceu Patricia Amorim, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, sabe bem da necessidade de utilizar ferramentas como as mídias sociais no processo eleitoral. Não por acaso há uma semana o ex-vice de marketing, durante lançamento da chapa de Wallim Vasconcellos, citou entre os que apoiam o seu lado executivos de gigantes da internet como o Google e o Facebook.
“Hoje em dia essa área é completamente complexa, está fragmentada, individualizada. Qualquer pessoa pode ser um editor de conteúdo e de imagem hoje. Você não tem necessariamente controle sobre isso. A gente espera que aqueles que acreditarem que o debate do Flamengo tem de ser em cima de propostas viáveis, concretas, que levem o Flamengo a um patamar maior daqui para frente que elas se engajem e propaguem essa mensagem”, disse Bap na ocasião.
Ao lado de Bandeira, no entanto, está o canhão atual do Flamengo e seus perfis oficiais. Além de ter uma torcida bem atuante nos meios digitais, o clube tem 2,8 milhões de seguidores no Twitter e dez milhões no Facebook.
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